Afinal, por que estamos tendo sonhos bizarros durante a quarentena?

Estamos vivendo um momento único para nossa geração. A COVID-19 fez com que uma quarentena fosse instaurada – ao menos em países sérios, diferente do Brasil – e as pessoas permanecem em suas casas por muito, mas muito tempo. O problema? Internautas estão relatando que estão tendo sonhos bizarros e, conforme o tempo passa, o número de usuários das redes sociais comentando isso só aumenta.

Durante entrevista cedida ao UOL, a psiquiatra e neurocientista Natália Mota, do Laboratório do Sono do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), explicou que isso acontece porque estamos vivendo um trauma coletivo.

“Quando sofremos um trauma individual, o mundo lá fora, a rotina das outras pessoas, continua igual. Mas no caso da pandemia, que é o que estamos vivendo agora, o mundo externo está totalmente instável, então estamos coletivamente digerindo informações difíceis, sem paralelo com qualquer coisa que já tenhamos vivido”, explica Mota. “Quanto mais difícil digerir uma informação, mais sonhamos com ela”, continuou.

Foto: Reprodução

 

Leia também: Sim, existe um país que vai pagar R$16 mil se você pegar COVID-19

“A espécie humana tem um enorme poder de adaptação e o sonho é muito importante para isso. Por exemplo, quando uma pessoa sofre um trauma, pode ter sonhos recorrentes com isso, pois o cérebro tenta recuperar informações sobre o que a deixou vulnerável e, de forma segura, treinar habilidades e estratégias para evitar que isso ocorra outra vez”, afirmou.

Ou seja, os nossos sonhos são nada mais, nada menos do que um “mundo subterrâneo” de nossos desejos e medos.

“Nesses tempos de confinamento e incerteza, os sonhos são restaurativos, porque dão forma para angústia que estamos vivendo. Ajudam a elaborar a realidade”, diz o psicanalista Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), também em entrevista cedida ao UOL.

Você também está com sonhos bizarros durante a quarentena? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!

Curtiu o texto? Não esqueça de comentar e seguir nossas redes sociais: FacebookInstagram Twitter!

Comentários

About Author

Alefy Soares

Jornalista | 24


It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout.

FlICKR GALLERY
ThemeVan

We are addicted to WordPress development and provide Easy to using & Shine Looking themes selling on ThemeForest.

Tel : (000) 456-7890
Email : mail@CompanyName.com
Address : NO 86 XX ROAD, XCITY, XCOUNTRY.